5/01/2018

Resenha: Jantar Secreto escrito por Raphael Montes

Livro: Jantar Secreto 
Autor(a): Raphael Montes
Editora: :Companhia das letras
Páginas: 360
Classificação:

Sinopse: 

Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.

....

Eu já tinha recebido a indicação dessa história a algum tempo, mas o movimento do destino me tirou qualquer vontade de ler e eu dei uma abandonada em tudo, atualmente com tudo já definido eu voltei a ler e nada mais justo do que começar pelo topo da minha lista de indicações.

Eu já possuía de antemão um resumo do que se tratava a história e mesmo com as pessoas que sabem do meu gosto por leitura afirmarem que eu adoraria eu tinha totalmente meu pé atras em relação a uma história que tratava sobre canibalismo. Mas como qualquer livro que eu pego fui lendo sem muito preconceito.

O livro conta a história de quatro amigos (Dante, Leitão, Hugo e Miguel), cada um com sua personalidade e que de certa você vai se identificar com algum deles. Eles embarcam em uma aventura de propor um jantar para estranhos visando conseguir juntar dinheiro(problemas financeiros quem não tem? Claro que eu não estou me referindo aos CEOs lindos e gostosos dos nossos romances favoritos), assim eles chegam ao site jantarsecreto.com e por causa de uma "brincadeira" a ideia inicial e completamente ignorada e em poucos minutos eles realmente estão considerando fazer um jantar servindo carne humana.  Quando eles chegaram a esse ponto de realmente considerar um jantar com carne humana eu simplesmente pensei só podem ser doidos, completamente malucos.

A história vai acontecendo (estou fugindo de dar spoilers) e tem momentos que eu realmente começo a considerar que comer carne humana e tão comum (ou errado) como comer carne de um pobre bichinho, serio porque é tão comum um boi morrer pra saciar nossas vontades de comer carne e se um humano morre eu tenho que ficar incomodada? (a resposta não é tão logica quanto parece) Serio eu fiquei encantada com a argumentação durante toda a história o autor realmente consegue mostrar que comer carne de animal e tão errado (ou certo) como comer a carne humana e não duvido nada que com essa história ele tenha conseguido ganhar uns novos membros para o clube vegetariano.

O que mais me manteve presa ao livro, além obvio do mistério (que particularmente eu amo), e o humor negro que é bem presente no decorrer da história o que eu sou apaixonada por esse tipo de humor e me identifico bastante. O humor e a história me fixaram, mas do que o suspense eu só fui dá uma real importância pro suspense no final do livro mesmo.

Eu preciso frisar que o modo que o autor escreve a história me encantou e eu não conhecia o autor e já posso dizer que por esse livro ele entra no meu top autores preferidos, a criatividade pra história. Sim porque inovação foi o que ele fez, pegou um tema que eu quase nunca vi em livro algum e criou algo novo, muito bom e surpreendente. O final do livro eu simplesmente fiquei impactada porque eu quase sempre acerto no vilão e nunca, mas nunca passou pela minha cabeça que o vilão seria quem é ok que talvez eu tenha um livro sem procurar por um vilão e só percebi que tinha um suspense quando as coisas realmente começam a acontecer, mas mesmo assim. Então tipo eu choquei legal e real, não tem como não indicar esse livro se você procura um livro engraçado, excêntrico, que te ensina a preparar uma carne, mas com um toque de humor e com uma boa pegada macabra, além de memes jantar secreto é com toda certeza o livro ideal que mostra que o desespero e a incerteza pode fazer o ser humano fazer loucuras.

01/05

Um comentário:

  1. Tenho costume de ler mais livros de romances, mas seguindo o seu conselho vou ler esse livro!!

    ResponderExcluir



VOLTAR AO TOPO