4/05/2022

Resenha: Trilogia As consequências - Juliana Dantas

Resenha: Trilogia As consequências - Juliana Dantas

Livro:  Trilogia As consequências
Autor(a): Juliana Dantas
Editora: Independente
Páginas: 1058 (soma dos 3 livros)
Classificação:

Sinopse: 

Livro 1 - Se arrependa de mim

A primeira vez que o vi não fazia ideia de que ele mudaria minha vida para sempre.
Eu queria dizer que Nolan Percy foi uma daquelas tempestades de verão que se formam tão rápidas e inesperadas e, sem que percebamos, estamos no meio da tormenta. Porque foi assim que eu me senti quando tudo desabou sobre mim. Como se tivesse sido pega em cheio num inesperado vendaval. Mas embora tenha sido essa minha percepção, não foi assim que aconteceu.
Nolan Percy não era uma tempestade de verão. Repentina e efêmera. Ele chegou lenta e sorrateiramente, se alastrando sem que eu ao menos percebesse o perigo. Ou talvez eu tenha percebido. Só não tinha me dado conta das consequências que sua presença teria em minha vida.
Arrepender-se de conhecê-lo foi só o começo.

Comprar na Amazon

PODE CONTER SPOILERS

 Vamos ao melhor livro do ano (acho muito difícil alguém conseguir tirar esse posto). Livros para mim é além da história, e sim como ela me toca, como ela me emociona e com esse livro foi um turbilhão tão gostoso que depois de ler o primeiro volume eu apenas fui perturbar a autora (Juliana Dantas) porque eu não sabia que era uma trilogia. Quando peguei pra ler apenas fui pela capa maravilhosa e por ser escrito pela Juliana Dantas então não tinha como ter erro (porra vocês não fazem ideia de como estava enganada).

Não, a história não decepcionou, ao contrário. Quando eu terminei o primeiro livro eu só queria mais, fiquei em um torpor quando aquela merda acabou que eu quase (parei com isso a muito tempo #Graças-a-Deus) voltei aos meus tempos de Hacker só para tentar invadir o computador dela e achar o arquivo dos livros seguintes só pra terminar a leitura (cogitei - não faço mais isso). Depois do surto inicial passar eu apenas cogitei seriamente criar uma fanfic apenas para dar um fim aquela história e lidar com todas as teorias, mas foi quase (estou dando conta nem das minhas histórias pra ficar me metendo nas dos outros kkkk). Eu sou muito chata com isso (zero paciência para esperar continuações), porque pra mim as histórias têm momentos e se eu estou no momento da história eu vou ler ela (pode ser uma saga com 20 livros), agora lê o primeiro volume e espera meses, anos (se for minha leitora) pra concluir não dá muito certo, me conheço. Então vocês vão perceber a perda de emoção conforme for falando sobre os livros, mas de toda maneira o livro 1 foi, até então, a melhor leitura do ano. O que eu senti lendo o primeiro livro compensa tudo. 

Mas liberdade não é só sobre ir e vir. É sobre escolher deixar se prender por algumas raízes, porque as raízes prendem, mas também fortalecem. É como criamos vínculos. Liberdade é bom, mas é um troço por vezes egoísta também. E às vezes solitário.

Amanda é filha do pastor da cidade e  Nolan é filho do homem mais rico da mesma, considerado por todos uma ovelha negra (não está muito longe disso). E desde o primeiro encontro deles é possível perceber a química que existe e todo o magnetismo que os envolve (e envolve você leitor). Não passa muito longe de todas as histórias sobre o tema que rodam por aí a filha do pastor se envolve com o cara mal (nada muito novo), mas a forma que a Juliana Dantas consegue conduzir a história te prende ela consegue te manter pelos três livros sem perder atenção. O livro 1º “se arrependa de mim” é tão forte que depois dele eu só quis ler os próximos, o livro 2º “se apaixone por mim” manteve minha atenção e conseguiu me deixar firme na espera do 3º e último livro “volte pra mim”. Só que o livro 3 eu achei que foi rápido demais (não sei se o momento já tinha passado), mas o que eu senti foi que tudo foi indo rápido demais e pecando no desenvolvimento dos personagens enquanto o Nolan amadurece pelos acontecimentos e vai se tornando mais… a Amanda vai retrocedendo e em alguns momentos se torna até chata pela maneira que reage às situações - senti que no livro 2 ela sobe e no três ela desce em uma queda mortal. O Nolan é meu bebê que eu só quero proteger e apertar (meu pano é preto).

Porque eu me arrependia agora. Nolan Percy estava dizendo que não queria me destruir, mas o processo já não estava em andamento?


A escrita da Juliana é impecável como sempre e faz o livro com tanta emoção que é sufocante e perfeito. As frases de impacto do livro foram muito bem construídas e aplicadas.

Ele chegou lenta e sorrateiramente, se alastrando sem que eu ao menos percebesse o perigo. Ou talvez eu tenha percebido. Só não tinha me dado conta das consequências que sua presença teria em minha vida.

Os três volumes se encaixam no típico clichê que ao mesmo tempo é previsível é imprevisível e traz situações muito pesadas e achei que a Juliana trabalhou elas com muita responsabilidade e atenção, porém senti muito a falta de alguns alertas de gatilhos antes de começar a leitura. Quando no livro tem temas como suicidio e aborto eu sinto muito a necessidade desse aviso. São duas linhazinhas que não mudariam nada na história, ainda ganha uma página a mais pra contar no KD, além de preservar a saúde mental de quem não lida bem com esses temas. Não seria spoiler e mesmo que fosse acho que vale o risco. Coloca dentro do livro, coloca na sinopse, só faz ter. É muito do autor ter esse cuidado principalmente quando nada na sinopse prepara pra isso. (Isso é só eu dando um conselho como uma grande fã e admiradora do trabalho dela) 🖤


 É diferente. Todas as histórias são diferentes, e a sua ainda vai ser escrita. Você escolhe como vai ser.


Leia todas as minhas marcações e notas do livro. (PODE CONTER MUITO SPOILER)

Usando o link disponível no post na hora da compra eu recebo uma pequena comissão da amazon pela venda.

05/04

Nenhum comentário:

Postar um comentário



VOLTAR AO TOPO