5/16/2019

Resenha: Sua única salvação escrito por Evilane Oliveira

Livro:  Sua única salvação
Autor(a): Evilane Oliveira
Editora: Independente 
Páginas: 264
Classificação:
Sinopse: 
Durante a vida de Enrico Bellucci nada o chocou. Nunca. Mas quando, numa ida a Las Vegas, ele decide fazer uma visita à casa de um velho rico que está fodendo com os negócios do chefe, Enrico sabe que algo está errado.
Mas nada poderia ser tão errado do que encontrar uma garota em estado de decomposição. Ela está viva, mas tão suja e sem nenhum cuidado... ela parece que não come há dias.
Enrico é um homem frio, mas quando seus olhos pousam nela, ele quer matar o velho, arrancar sua pele com sua faca e o fazer sofrer o tanto que ele fez a menina de olhos surpreendentes. Ele quer matar por ela.
Giovanna não sabe o que é um lar. O que é uma casa. Ela perdeu tudo e foi mandada para o inferno. Abusada e quebrada. Essa era a definição dela.


 No começo da história conhecemos temos Giovanna uma menina que foi dada como pagamento de um divida (muito louco isso né?) pelo seu pai quando tinha apenas 12 anos. O homem que aceita ela como pagamento e um verdadeiro monstro e faz todas as barbaridades e monstruosidades com ela. Enrico aparece como um príncipe encantado para salvá-la de uma situação desumana que ela vive e a partir dai começa a história. No primeiro momento ela é uma menina muito assustada e por tudo que sofreu quase não se comunica e ele resolve levar ela para sua casa e cuidar dela até que ela possa retomar o controle de sua vida e finalmente se ver livre.


Só que mesmo morando debaixo do mesmo teto Giovanna leva muito tempo para perceber que está na casa de um mafioso. Eu até entendo que ela passou muito tempo presa como um bicho e que isso influenciou no amadurecimento dela. Só que em alguns momentos eu acho que ela apenas não quis ver o que estava bem diante do nariz dela.

Não gosto de homens sorrindo para mim. Sempre tem algo por trás desses gestos. Sempre tem alguma coisa que eles querem. Alguns dos homens que trabalhavam com Papai sorriam para mim, mas eu sempre vi malícia neles . Desejo, e eu odiava.

No desenvolvimento dos personagens faltou um pouco de drama sabe a história tinha tudo pra ser incrível mais em muitos momentos foi superficial. Mesmo adorando a escrita da autora eu senti muita falta de poder mergulhar nos sentimentos deles. Principalmente nos traumas que a personagem deveria ter adquiridos, mas que não. Nos primeiros capítulos temos ela sofrendo pelo que lhe aconteceu, mas é só...Passa pouco tempo (muito pouco mesmo) e ela aparenta está completamente curada, nem um pesadelinho pelo que viveu ela tem. Isso afastou muito a história da realidade, muito, muito mesmo. Se você vive anos presa em cativeiro, passando fome, sede e sendo constantemente estuprada sabe você perde muita coisa, por mais forte que você seja você não sai intacta de uma situação como essa e por mais amada e cuidada que seja não se recupera tão rápido.

Os personagens possuem estilos de vidas diferentes e mesmo depois de passar por um inferno a mocinha se mantém boazinha e esse foi o primeiro livro sobre máfia que eu li que o mafioso é realmente um bandido e também foi o primeiro livro que a mocinha realmente se incomoda com a “carreira?” do mocinho. Tipo ela quando ela parece entender o que ele faz e onde ela está se metendo ela não está disposta a ficar ali com ele. 

Você foi minha única salvação e eu sei que fui a sua também .

Só que além da falta do aprofundamento dos personagens eu senti que faltou um aprofundamento nas questões da máfia, tem alguns momentos onde é falado um pouco, mas eu senti muita falta daquele paragrafo gigante explicando hierarquia entre outros muitos detalhes. Eu tenho um vasto números de leituras sobre máfia, seja livros, filmes e claro as perfeitinhas fanfics. Então quando eu pego uma história com esse "gênero?" eu tenho uma puta bagagem de comparações e quando a história é fraca nesse aspecto decepciona muito.

Eu sou tão suja… Sou desprezível… Alguém que não deve ser feliz… Ou digna… Eu mereço todo o sofrimento…

Em um resumo foi um livro que eu gostei, além de ler muito rápido tem uma proposta de história muito boa. Mas que faltou um aprofundamento (sim usei bastante essa palavra, porque ela meio que define muito). A autora poderia ter usado o trauma da mocinha pra pesar mais a história e conduzi de forma mais calma, jogando com os traumas dela envolvendo o leitor, causando comoção. Em um dark romance que tem como proposta contar a história de uma criança que foi vendida quando tinha apenas 12 anos e que depois de muitos anos é salva por um príncipe do mal a gente tem que chorar, para a história valer a pena e eu não chorei nem uma vez (eu sou chorona -choro por tudo). Ninguém fica anos vivendo em cativeiro, sendo estuprada e o caralho a quatro sem ficar muito fodida pro resto da vida. Então faltou muito disso, de uma inteligencia no desenvolvimento, naquele flerte com o drama que poderia transformar a história totalmente.

Não foi uma história ruim longe disso, porém também não é tudo o que poderia ser e me decepcionou e quando decepciona "ces" já sabem né? Vai receber uma nota baixa, mas pra quem gosta de um romance pode ser que sirva, só não entre esperando um drama porque aqui não acontece. Mas Giovanna e Enrico é um casal bonitinho.
16/05

2 comentários:

  1. Cara eu amo como você fode toda a história com meia duzias de palavras e consegue convencer alguém ler com a mesma facilidade. Suas resenhas são tão sinceras que dá pra saber que é real.

    ResponderExcluir
  2. Uma autora falando mal da escrita de outra autora por nada. Difícil! E o pior que nem escreve bem para está julgando alguém texto cheio de erros. Essa resenha me disse nada.

    ResponderExcluir



VOLTAR AO TOPO