3/02/2019

Resenha: Dumplin escrito por Julie Murphy

Livro:  Dumplin
Autor(a): Julie Murphy
Editora: : Valentina
Páginas: 336
Classificação:

Sinopse: 

Julie Murphy vive no norte do Texas com o marido que a ama, o cachorro que a adora e os gatos que a toleram. Quando não está recordando deliciosos momentos de sua vida como bibliotecária, escrevendo ou mesmo tentando recolher animais abandonados, Julie pode ser encontrada assistindo a filmes feitos para a TV, caçando a perfeita fatia de pizza caprichada no queijo e planejando sua próxima grande aventura turística. Após abandonar a profissão de bibliotecária (quanta saudade!), Julie agora é escritora em tempo integral. Seu aclamado romance de estreia se chama Side Effects May Vary.
Um livro que diz muito sobre amadurecimento e de como quando passamos a nos amar todo o resto deixa de importar tanto.

Esse livro já deve está na minha lista de leitura a no minimo uns dois anos e eu nunca tinha realmente dado uma chance a ele.

Nele conhecemos a história da Willodean, Will para os amigos e Dumplin para sua mãe, que depois de alguns desenganos resolve se inscrever no concurso de miss que sua mãe, Rosie, já venceu. O titulo de miss Jovem Flor do Texas talvez seja o maior feito da vida de Rose e é algo que ela muito se orgulha. Mesmo depois de muito tempo da sua vitoria, ela ainda se mantém no concurso cuidando da organização.

A relação de mãe e filha nesse livro é bem absurda (mas sendo bem sincera não é difícil vermos mães com esse comportamento) o que torna tudo ainda mais estressante. Sem sombra de dúvidas Rose é uma das pessoas que mais praticam Bullying com a própria filha. O apelido Dumplin (que em uma tradução livre significa bolo de massa) é uma das principais provas disso. A outras formas de mostrar preocupação com a saúde da filha sem ser praticando bullying. Uma conversa, um sinal (nem que fosse mínimo) de afeto, mas durante todo o livro nada. Só o que vemos é uma mãe relapsa e que quer impor as coisas sem nem ao menos saber como a filha se sente.

O que nos leva a Lucy se encaixar melhor no papel de mãe da Will. Lucy é irmã da Rosie e tia da Will, que morreu devido a uma complicação no seu estado, ela era obesa e teve um infarto.
Foi Lucy que apresentou a menina a Dolly Parton e graças a ela e ao amor pela artista que a Will conhece sua melhor amiga Ellen que é a típica menina padrão. Mesmo com a Lucy sendo muito mencionada eu ainda senti falta de um aprofundamento melhor na personagens que teve tanta influência na vida da adolescente.

As várias formas de amizade mostradas no livro me aquecem o coração.
O grande X da questão é que Willodean  foge dos padrões que da sociedade, principalmente dos concursos de miss, e dos padrões que costumamos ver nos livros. Ela é uma menina gordinha o que eu achei de uma importância social incrível. Não é uma história que ela muda para se encaixar nos padrões e sim como ela muda para se amar, amar seu próprio corpo e se aceitar com todos os seus "defeitos".

Eu li muitas resenhas desse livro e eu sempre ouvia que a parte legal era como ela se amava e se aceitava em relação ao seu peso e me desculpem mas eu não achei isso, acho que o livro conta como ela realmente começou e se amar e se aceitar com seu corpo. Mas no começo do livro, principalmente, isso fica bem claro pra mim o quanto ela fingi (até pra si mesmo) se aceitar e como conforme a história vai rolando ela vai realmente aprendendo a se amar.

Assisti ao filme assim que eu concluir a leitura e sendo esse um caso raro eu gostei bem mais do filme. No filme os personagens são melhores desenvolvidos e as cenas melhores executadas.
Falando sobre a leitura eu cheguei bem perto de abandonar o livro, sinceramente achei uma leitura bem parada e cansativa. Em nenhum momento eu consegui pegar um bom ritmo da história. Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e eu não diria que é ruim, jamais poderia dizer isso, mas é morna e eu gosto de escritas mais fortes e histórias aceleradas, aquele tipo de leitura que você sente vontade de só largar a livro quando concluir a leitura. Mas eu entendo que a história complica um pouco a escrita por que não tem muita coisa para acontecer, afinal é a vida de uma adolescente, e para a história acontecer e necessário tempo. Ninguém muda de uma hora pra outra, então...

Dou quatro estrelas para o livro e quatro e meia para o filme. E uma história que indico, acho uma leitura válida que ensina um pouquinho sobre a importância do amor próprio e como tudo se torna mais "...fácil" quando a gente passa a verdadeiramente se amar e realmente entender que não importe o quanto os outros falem o que verdadeiramente importa é a pessoa ser feliz com suas escolhas.
01/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário



VOLTAR AO TOPO