4/24/2019

Resenha: Eu paguei por ela escrito por Danielle Viegas Martins

Livro:  Eu paguei por ela
Autor(a): Danielle Viegas Martins
Editora: Independente 
Páginas: 495
Classificação:
Sinopse: 
Obedecer a Bruno Lins de Carvalho e satisfazê-lo de todas as formas que ele desejasse era o que o contrato determinava e um homem implacável como ele não aceitaria menos que isso. Milena se vê em cárcere privado e refém de circunstâncias infelizes que a condenaram a abdicar do controle de sua vida e de seu corpo. Ela seria sua propriedade e só faria a vontade dele por um ano.
Quando aquele desconhecido se ofereceu para pagar a dívida de jogo de seu irmão, Milena aceitou a proposta pensando se tratar de um empréstimo, mas os termos eram de um contrato de compra: ele a estava comprando por um ano.
Por isso, não confunda esta história com uma história de amor.


Como leitora nada me incomodou mais do que os nomes dos personagens Rodrigo e Roberto, é muito parecido os nomes e depois de cinco horas de leitura seguida fica meio difícil distinguir um do outro, principalmente porque eles surgem e voltam a historia praticamente no mesmo momento e com a mesmo grau de participação. Tudo bem que pra vocês Rodrigo seja Rodrigo e Roberto seja Roberto, mas minha memória é muito fraca e eu vivo confundindo por mais concentrada que eu esteja estando em uma leitura, estando muito tempo então... Autoras não coloquem nomes de personagens tão parecidos assim, pensem nos leitores que assim como eu não só tão bons no quesito memória - eu já anotei no meu caderninho essa dica pra não esquecer porque né...

Agora vamos ao livro que é pra isso que estamos aqui. Preciso confessar que o que me chamou a atenção para a história foi o titulo eu achei a história seria do tipo cara mal e que depois teria uma redenção. Mas não é bem assim... Então nem entrem esperando por esse tipo de história.

O livro não foi uma leitura rápida principalmente no começo, teve uns momentos arrastados e eu precisei deixar o livro várias vezes um pouco de lado precisando de um tempo para poder me conectar a história. Mas depois que eu consegui pegar o ritmo eu simplesmente devorei, os capítulos final então foi lido no estalo. O começo é bem morno, mas vai esquentando e te prendendo que quando vê já terminou a leitura. 

Eu paguei por ela conta a historia de Milena que é uma jovem carioca que nunca teve nada fácil na vida, sem os pais ela teve que ajudar a tia na criação do irmão mais novo e desde muito cedo trabalha para conseguir se sustentar. Ela cursar biblioteconomia em uma conhecida faculdade do rio de janeiro e é no dia da sua formatura que sua vida vira de cabeça pra baixo. Ela é comunicada que seu irmão se meteu em um problema e ela abandona a formatura no meio de uma tempestade pra ir resolver o problema do irmão e assim Bruno Lins de Carvalho aparece com seu carro oferecendo uma carona como um príncipe pronto para ajudá-la em tudo que for preciso. Quando chega ao local indicado ela descobre que o irmão tem uma divida de jogo de cem mil reais e com muito esforço consegue um prazo de três dias pra pagar a quantia ou o irmão vai ser morto. Bruno oferece o dinheiro com a condição de que ela seja dele, de todas as formas (sim estamos falando de sexo).
"Você me pertence. Não esqueça disso."

Desde o momento em que a história começa eu já sabia que tinha algo mais por trás da atitude do Bruno e que ele não estava fazendo aquilo tudo apenas por querer o corpo dela. Não sei exatamente o que acontece mais eu não consegui odiar completamente o Bruno, acho que faltou maldade. O que acontece é que ele obriga ela a transar com ele, não do tipo pega a força e fode ela, ele apenas a lembra que ela assinou um contrato e pronto ela faz o que ele quer e algumas vezes até gosta. Então tipo, foi um estupro porque ela não estava fazendo aquilo por vontade apenas porque ela tinha que fazer, mas não foi tão ruim quanto podia ser. E eu esperei um maldade que não veio e ai eu decepcionei e quando eu decepciono vocês já sabem. Acho que pra que funcionasse mesmo ele precisava pegar mais pesado.

"Pretendo te colocar à disposição."

No momento em que ele a “pune”, falando que ela vai ter que transar com outro cara eu realmente fiquei contente por finalmente ver uma maldade de verdade, mas não... Ele vem com um príncipe encantado, gostosão que fode bem e eu fiquei sem entender qual é da punição? Tipo isso que é a grande punição? Ela passar um lindo momento em Petrópolis com um cara super fofo não é punir ninguém. Esse momento me deixou muito decepcionada e sem entender nada. Porque eu jurei ter lido que era pra punir. O entendimento da história piora quando o Bruno aparece na casa desse homem perfeito, que é o Rodrigo, morrendo de ciúmes dela. Tipo do nada ele descobriu que estava gostando dela.

Roberto é outro personagem que não me inspirou nada, ele é um ex namorado dela e primeiro amor que depois de alguns acontecimentos entre eles ela termina o relacionamento. Ele é medico e vai aparecer na história no momento em que ela mais precisa de alguém. Porém ele é um zero a esquerda que me deixou esperando mais dele, um mais que não veio e ai mais um pouco de decepção.

Todos esses homens morrem de amor pela personagem Milena e ao mesmo tempo eu não vejo nenhum deles a amando de verdade, o Bruno é o Bruno ele é o grande causador de todos os problemas dela e ao mesmo tempo é o único que faz alguma coisa. Vou dá um spoiler grande, mas eu avisei que teria spoiler. Ele faz o que faz e chega em um momento em que percebe o quão ruim é o que ele está fazendo e deixa ela livre isso vai tornar ele o único a fazer algo.  Rodrigo e Roberto percebem que tem algo de errado na relação dela com o Bruno, mas apenas deixam pra lá – perguntam uma vez ela não responde e pronto voltam pras suas vidas e ela que resolva seu próprio problema e vá procurar eles quando tiver tudo resolvido. Eu senti muita falta de uma atitude nesses outros personagens e estava torcendo pra autora dispensar todos eles mesmo que isso significasse deixar ela sozinha ou arrumar outro personagem apenas pra terminar com ela. Por que os que aparecem...

O Rodrigo pra ficar com ela no final deixaria tudo muito “ham?”. O Roberto é muito sem sal o que das opções que a autora nos apresenta torna o Bruno com mais história com ela. Mas nenhum deles é shippavel com ela, eu não consegui torce pra nenhum deles – minto, minha torcida era pra que ela ficasse sem nenhum deles. Minha única critica aos personagens foi é essa, faltou conexão dela com todos eles, a única conexão que funcionou é a dela com a família e mesmo assim eu não achei cem por cento conectados.

Acho que o que define tudo é que faltou um pouco de aprofundamento nos personagens coadjuvantes pra tornar eles mais interessantes a trama é dá um maior sentindo ao final.

"Viu só? Não adianta. Eles não estão aqui para te ajudar e o que eu realmente não entendo é por que uma pessoa de cor como você, que devia ser grata por eu me interessar tanto... "

Outro ponto que a história trata é sobre preconceito racial, já que a mocinha aqui é negra então temos algumas passagens bem pesadas e que mostra exatamente como é o preconceito o explicito e o disfarçado. Porém a autora não se aprofunda muito nisso e só umas passagens, que são mais o suficientes pra entendermos o racismo que é tão presente no Brasil.

Já conhecia a escrita da autora e gosto demais e isso não mudou nesse livro eu continuo achando a escrita dela gostosa, óbvio que eu leria mais coisas que dela. O texto na maior parte do tempo flui muito bem. Só que esse livro não deu pra mim, ele não é ruim, mas não sei...talvez seja o final que até agora não me desceu e está entalado.  E lembrando que essa é a minha visão você só vai poder chegar a uma verdadeira conclusão depois de ler a história então leiam e me deixe saber o que vocês acharam. 
24/04

Nenhum comentário:

Postar um comentário



VOLTAR AO TOPO