3/30/2019

Resenha: A outra - Duas irmãs, uma troca escrito por Juliana Dantas




Livro: A outra - Duas irmãs, uma troca 
Autor(a): Juliana Dantas
Editora: : Independente
Páginas: 407
Classificação:
Sinopse:
A escritora Melissa Blake, passou a infância e adolescência como filha única.
Porém, às vezes, a vida toma um rumo totalmente extraordinário sem que possamos prever ou evitar. Sua mãe é acometida por uma grave doença e com a proximidade da morte, confessa a Mel algo que mudará tudo para sempre: A existência de sua irmã gêmea, Melanie.


Surpreendida, Mel se encontra com a irmã descobrindo que, apesar de idênticas na aparência, não poderiam ter histórias mais diferentes. 

 Vivendo uma existência simples em uma pequena cidade com seu marido e filhos, Melanie vê o chamado de Melissa como uma oportunidade para fugir de uma situação na qual se sente presa e infeliz. E se surpreende quando descobre que sua irmã é rica e famosa, tudo o que sempre sonhou para si. E mais: sua vida simples e bucólica é algo tão almejado por Mel.


Seduzidas, uma pelo glamour e a outra pela simplicidade, as gêmeas entrarão num jogo de troca de identidade tão perigoso quanto tentador.




Alerta essa resenha pode acabar tendo alguns spoilers.


Devo confessar que essa resenha de hoje se vale de uma releitura, eu já tinha lido essa mesma história quando era apenas uma fanfic de crepúsculo. E mesmo já tendo tido contato com a história o encanto não morreu.

Melissa Blake é uma escritora muito famosa que com a transformação dos seus livros em filme se ver tendo que enfrentar um dos seus maiores medos, falar em publico/se export. Ela nunca sonhou em ser famosa, ser reconhecida na rua, ter fãs barulhentos só que com o sucesso extraordinário dos seus livros tudo isso cai no seu colo. Seu sonho na verdade é amar e ser amada, construir uma família e ser feliz (sem precisar de muito) – o que ela quer é o tipo de coisa que o dinheiro não compra.

Sua agente prepara uma grande turnê mundial que ela meio que é obrigada a ir. Tudo é atrasado um pouco quando a mãe de Melissa fica muito doente e em seus momentos finais confessa a filha que ela tem uma irmã gêmea e pede para que Melissa encontre essa irmã e a traga até ela.

“ —Quem é Melanie? Sou eu, Melissa!
—Não, estou falando da outra. ”

 Diante da notícia Mel fica completamente surpresa já que sempre se imaginou filha única, sua mãe nunca tinha dito nada sobre e ela jamais desconfiou que tal coisa fosse possível. Ela faz de tudo e acaba conseguindo encontrar a irmã e informa ela de todo o ocorrido.

A irmã, Melanie Carter, também é completamente surpreendia ao descobrir que tem uma irmã. Diante da morte da mãe ela correr para Nova York, usando isso apenas como pretexto já que ela odeia a vida que leva. Melanie é mãe de três crianças com apenas vinte e oito anos e casada a dez, uma gravidez na adolescência ditou como seria toda sua vida.

Quando Melissa e Melanie se encontram e descobre que são iguais fisicamente, não parecidas, mas idênticas.

A mãe delas morre e tudo começa a acontecer de uma forma que parece ser muito certar. Melanie e Melissa acabam se aproximando demais e assim alguns meses se passam. Enquanto Melanie foge da sua vida de mãe de família, Melissa foge da sua função na divulgação do seu livro e filme. Até que um dia elas são interceptadas por uma fã da Melissa é a Melanie acaba em uma brincadeira se passando pela irmã. Daí surge a grande ideia delas trocarem de lugar, ninguém sabe que elas são duas e muito menos gêmeas idênticas (o plano realmente poderia funcionar – #só que não) e as duas ganhariam. Melanie folga do seu papel de mãe e a liberdade tão sonhada e Melissa do seu papel de autora super badalada além de sentir o gosto daquilo que nunca teve e sempre quis, uma família: com marido, filhos e tudo mais que a direito.

“Não consigo deixar de expressar meu encantamento. Na minha mente imagino a vida de minha gêmea. Numa bucólica cidade de Washington, com um marido e três filhos. Uma vida simples e feliz. Acho que me sinto um tanto invejosa agora.”

A partir do momento em que as duas aceitam e o plano começa já está na cara que está fadado ao fracasso. Mesmo com Melanie garantindo que ela é o marido não possuem mais uma relação sexual e que o marido dorme no sofá ele ainda estará lá e é um verdadeiro pecado de homem. Quando Melissa chega para assumir o lugar da irmã já fica evidente que a muito mais do que a outra a deixou saber. As coisas vão acontecendo e a Mel vai tentando consertar os erros da irmã (que são muitos) e assim conhecendo e cuidando da família da irmã ela se vê apaixonada pelo marido da outra.

“Volto a sussurrar pra mim mesma que estou ali por Melanie. Por sua felicidade. Pela felicidade de sua família.”

Eu gosto muito da originalidade da história, é algo que difundi um pouco da realidade (pelo menos da minha). Quando eu escolhi esse livro pra lê foi simplesmente pela curiosidade de saber como essa história se desenvolvia e por ser a Juliana Dantas a autora eu podia confiar em um enredo positivo e que dificilmente me desagradaria. Dito é feito. Eu adorei a história a forma que é desenvolvida e a forma que nos toca. São muitas e muitas emoções no decorrer da página e o livro tem crianças o que já me ganha ainda mais.

“A verdade é que se não estivermos felizes, não podemos fazer os outros felizes também. Infelicidade gera infelicidade.” 

Preciso confessar que amei a Melissa e ainda mais o Connor, achei-os personagens fortes e cheios de momentos lindos que me fez shippar horrores o casal. Já sobre a Melanie preciso confessar que desde a primeira aparição já fiquei com os dois pés atrás sobre ela, sua personalidade espalhafatosa e suas ideias já me puseram desconfiada conforme as coisas iam acontecendo e mais eu ia descobrindo sobre ela, mais eu ia desgostando dela. Porém não a julgo pelo fato de não ser a mãe perfeita e nem por não querer ser mãe, muitas mulheres não nasceram com esse dom, mas a julgo por não ter percebido isso antes e por ter tido filhos quando sabia que não poderia cuidar deles.

“A sociedade quer que a gente seja assim, mas, na verdade, maternidade não é para todas nós. Algumas mulheres não estão prontas. E talvez seja um pouco cruel forçá-las.”

Eu normalmente não gosto quando a história tem apenas um ponto de vista, gosto de saber o que se passa na cabeça de outros personagens (por mais que se pararmos e avaliarmos a lista dos meus livros favoritos veremos que ela é composta quase que cem por cento de pontos de vista únicos.). Porém nesse livro eu senti que a decisão de mantermos em uma única direção foi completamente inteligente.

Esse é o tipo de história que você já imagina o que vai acontecer no final, mas que me apresentou algumas surpresas. Eu só posso recomendar, se você procura um romance bem gostoso e diferente, você vai adorar.

“E é como voltar para casa. Aquele homem é minha casa. Para sempre.”
.




30/03

Nenhum comentário:

Postar um comentário



VOLTAR AO TOPO