10/01/2018

Resenha: Proibido escrito por Tabitha Suzuma

Livro:  Proibido
Autor(a): Tabitha Suzuma
Editora: : Valentina
Páginas: 312
Classificação:

Sinopse: 

Proibido - Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.Eles são irmão e irmã.Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia?Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.
Quando eu comecei a ler "proibido" eu já sabia o que esperar e que o tema principal era o incesto (amor entre irmãos) e sou muito aberta a todo tipo de leitura, já tive minha experiencia em todos os temas tabus (Incesto, Canibalismo, Zoofilia (essa experiência não foi tão legal), etc...) e normalmente não me arrependo da leitura, então é seguro dizer que eu tenho uma mente muito aberta se tratando do que eu vou ler e que normalmente pelo tema não ser tão comum a maior parte da leitura vem como uma surpresa o que a torna ainda mais agradável.

De cara conhecemos a história de Lochan que é um adolescente que teve que se torna responsável pelos irmãos mais novos. Tudo começou quando o pai abandonou a família e a parti desse momento a mãe acha que esse é o tempo certo de voltar a ser "jovem" e a cada momento no decorrer do livro nos vimos ela se afastando mais dos filhos por causa de "macho" (e nada me deixa mais chateada do que isso) e festas, bebidas. Sei que o pai é o maior responsável pela desgraça da família porém pessoalmente eu tenho como reflexo que a mãe e capaz de tudo pelos filhos e por mais comum que seja o abandono de ambas as partes (paterna e materna) me doí mais quando vem da parte da mãe e não podemos anular que eu tenha sentido mais "raiva?" dela no decorrer da leitura, já que a mãe é um personagem constante na história então é possível acompanhar o afastamento dela e de como isso afeta os personagens e já com o pai não, ele é apenas mencionado em alguns momentos e eu não consegui ter conexão nenhuma com ele. Maya é uma das irmã, um tanto mais nova, de Lochan que está sempre ali do seu lado, o apoiando e ajudando sempre que possível, em muitos momentos podemos ver eles como um casal (mesmo antes de todo o relacionamento "emocional?"). Eles têm que cuida dos outros irmãos, se preocuparem com as contas, cuidar da casa, escola e todo o resto juntos como se realmente fossem um casal e a história gira em torno disso, de como o abandono vai moldando os personagens e acontecimentos.

O livro me conquistou principalmente pela maneira como as coisas vão acontecendo, nada com pressa, é gostoso como tudo tem seu momento e como os personagens vão compreendendo o que eles sente realmente um pelo outro.

Essa leitura tinha tudo pra em algum momento se tornar estranha, eu costumo me colocar no lugar dos personagens e nessa história pra mim fica ainda pior porque eu também tenho 5 irmãos então me ver ali era fácil, mas a escrita da autora é tão delicada que apenas sentimos as emoções dos personagens como se realmente estivéssemos na história e isso é o que mais me agrada em uma leitura, a autora conseguir fazer você o personagem - sabe quando você vira a página e está chorando como se tudo aquilo estivesse acontecendo com você. Como Maya e Lochan se revesam para contar a história, podemos sofrer de todos os ângulos e viver cada pedacinho de tudo.

Eu li o livro em menos de quatro horas e essa é a forma mais tranquila de dizer o quanto eu devorei o história, posso dizer que me arrependo de ter terminado tão rápido porque quando acaba eu fiquei completamente abalada e não querendo dizer adeus ao livro e muito menos aos personagens que me cativaram completamente. O livro é triste em todos os momentos, alguns mais outros menos, porém o amor deles é tão bonito que em momento nenhum, nem remotamente, eu pensei ser errado.

Acho que não preciso dizer o quanto a história me encantou e o quanto eu recomendo essa leitura, porém acho que vale um aviso: Não pense nem por um momento que essa é uma história feliz, inicie o livro com uma caixa de lencinho ao lado porque você (certeza) vai precisar. Não a como não se emocionar com esses dois e toda situação que os cerca.

Único ponto negativo da história e como ela termina, não o final (desenrolar da história), mas sim o momento que o livro acaba (estou falando da ultima folha) quando tudo aparentemente já aconteceu eu senti que faltou um pouco. Eu queria entender o que acontece com os personagens "depois...", mas isso não anula de forma alguma a perfeição da história. Amo e recomendo muito essa leitura! Esse livro já está na minha lista de "livros que eu quero reler em algum outro momento", talvez daqui a um ou dois anos quando eu estiver mais madura, sinto a necessidade de reler de novo, agora, com mais calma pra absorver melhor toda essa hisória linda.
01/08


Nenhum comentário:

Postar um comentário



VOLTAR AO TOPO