1/09/2020

Resenha: Teto para dois escrito por Beth O’leary

Livro:  A Garota do Calendário - Janeiro
Autora: Beth O’leary 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 400
Classificação:
Sinopse: 
Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado.

Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama.

Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?



Leon precisa de uma renda extra com urgência e para isso ele decidi alugar o apartamento, de um quarto, onde mora. Já que é enfermeiro e passa a noite inteira no trabalho seria incrivelmente tranquilo alugar o apartamento no horário em que trabalha e só voltar ao apartamento quando a pessoa que o alugasse estivesse no trabalho, como ele sempre passa os finais de semana na casa da namorada.

Tiffy está saindo de um relacionamento complicado e por ainda morar no apartamento do ex ela precisa se mudar urgentemente por um valor extremamente baixo e o anuncio completamente doido no jornal se torna sua única opção.

"As pessoas podem demorar a notar e processar abuso emocional."

Como quem negocia os detalhes desse “aluguel” é a namorado do Leon, os personagens não se conhecem pessoal e aprendendo sobre as funcionalidades da casa e sentindo a necessidade de alguns avisos eles começam a se comunicar por post-its que eles deixam espalhados pela casa e assim começam a desenvolver uma amizade.

A história deixa claro desde a premissa que tem tudo para se tornar um clichê daqueles bem fofinhos, e de certa forma é exatamente isso que é, mas tem algo mais. Algo que conforme a história vai acontecendo vai se tornando muito mais. Mostrando uma história que hoje em dia é muito comum, trazendo ao livro um tema muito importante e atual que precisa ser falado, muito falado, quando mais falado melhor para se tornar um alerta a mulheres que se encontram em certos tipos de relacionamentos tóxicos e que muitas das vezes não conseguem enxergar o quão ruim é.
Gosto do que a autora faz aqui, do jeito que ela consegue trazer graça aos momentos de graça, seriedade aos momentos de seriedade e onde ela, mesmo narrando como a personagem afetada, ela consegue se afastar de romantizar certas atitudes. É uma história que tem muito a dizer e que sabe como fazer isso. A autora simplesmente arrasou tornando a história muito fluida, de fácil e agradável leitura.

"Você algum dia já ficou tão ansiosa para ler um livro que não conseguia nem começar..."

Os personagens tem personalidades bem próprias e isso é novo, estou acostumada a ter sempre do mesmo e aqui a uma certa normalidade acolhedora. Eles são seres reais, que apresentam características reais e humanas. Nada exagerado. Tudo no ponto certo.

Adorei essa leitura e com toda certeza me proporcionou bem mais do que eu esperava. Leon e Tiffy ganham um espaçozinho no meu coração. E eu super indico essa leitura.

"Às vezes, a felicidade simplesmente acontece."

09/01

Nenhum comentário:

Postar um comentário



VOLTAR AO TOPO